Lab128
 Ferramentas para Monitoramento Avançado de Instâncias Oracle®
ADMMAN Informática 
Santos/SP   

Sobre a ferramente Lab128.

Abaixo temos um sumário breve sobre os recursos do Lab128. Para mais informações, veja Sobre o Lab128.
Para ver algumas telas sobre o Lab128:  Algumas telas sobre o Lab128.

Lab128: Conceitos.

Coleta de Dados.


O mecanismo de coleta de dados de performance provê uma consulta automática (cerca de 1.000 estatísticas) em uma taxa ajustável (6 segundos, por padrão), armazenando-os em estruturas residentes em memória com precisão de 64 bits usando compressão sem perdas. Uma arquitetura aberta e altamente customizável permite uma expansão das consultas de medição com consultas definidas pelo próprio usuário. O mecanismo providencia acesso randômico para os dados armazenados em memória. Os dados coletados são normalizados (interpolados para um mesmo momento no tempo) e diferenciados, se necessário. Dados na base de dados residente em memória estão acessíveis através do mecanismo de acesso próprio usando uma linguagem de consulta que trata com o domínio das séries de tempo. O mecanismo de acesso suporta a aritmética das séries de tempo permitindo a definição de estatísticas complexas. O conjunto de estatísticas podem ser expandidas com as estatísticas definidas pelo usuário, usando expressões de consultas.

A exploração e análise dos dados.


O mecanismo de renderização apresenta as séries de tempo na forma de gráficos. O usuário pode escolher estatísticas para formar gráficos definidos pelo usuário. Todos os tipos de estatísticas, incluindo estatísticas definidas pelo usuário, podem ser combinados em gráficos. Os gráficos providenciam uma conveniência muito grande na exploração e análise dos dados. As análises de correlação estão disponíveis através de gráficos com uma estatística em função de outra.

Monitoramento de instâncias em tempo real.


Os instantâneos de visões importantes sobre a instância Oracle sendo monitorada são armazenadas em memória. Os dados são armazenados sob forma comprimida, permitindo a armazenagem de uma quantidade muito grande de dados. Os instantâneos são agregados e ajuntados internamente à própria aplicação, evitando sobrecarregar a instância Oracle. Os instantâneos são atualizados automaticamente em uma taxa ajustável. As alterações são propagadas automaticamente através das junções e combinações efetuadas. Este modo dinâmico e constantemente alterando o sistema das séries de dados dá forma para o número de monitorar formulários e visões, de forma a apresentar um conhecimento conveniente sobre detalhes internos relativos à instância Oracle sendo monitorada. Uma grande quantidade de atenção foi dada para a ergonomia e a usabilidade dos formulários e visões. A eficiência e a performance foram reconhecidas como parte da usabilidade; estas áreas tiveram uma grande prioridade durante o design e implementação nesta aplicação.

O Lab128 é uma aplicação de alta performace e multitarefa. Ela constantemente está monitorando o status das conexões com a instância Oracle, detectando problemas e automaticamente reestabelecendo as conexões que foram interrompidas. A janela Instances Overview providencia o status e estatísticas críticas para cada instância Oracle que está sendo analisada. Um editor SQL embutido com um repositório de instruções SQL providencia flexibilidade adicional e conveniência para o usuário.

Para ver as telas do Lab128:  Telas do Lab128.
Para receber (download) uma versão de avaliação:  Versão de avaliação.

  Todos os direitos reservados para a 128 Consulting, USA