Lab128
 Ferramentas para Monitoramento Avançado de Instâncias Oracle®
ADMMAN Informática 
Santos/SP   

128 Consulting


A empresa 128 Consulting está localizada em Milford, New Hampshire (USA). Ela especializou-se em soluções para alta performance em bancos de dados indo desde design de arquitetura até ajustes avançados de bancos de dados. A companhia oferece serviços de consultoria nas áreas de design de bancos de dados, desenvolvimento e administração usando o produto Oracle. A companhia desenvolve sistemas customizados em C/C++ para integração com os bancos de dados Oracle. Nossa missão é auxiliar clientes e outros usando conhecimento técnico especializado e criatividade.

O melhor meio de nos contatar é por e-mail () para o suporte técnico local (no Brasil)

Sobre o criador da ferramenta Lab128


image
Esta ferramenta foi criada por mim, Sergei Romanenko. Ao longo de 25 anos eu tenho trabalhado com computadores, utilizando como linguagem de programação desde assembly/C/C++ a design de bancos de dados e administração destes. Pelos últimos 15 anos eu tenho trabalhado ativamente com diversas versões do banco de dados Oracle, desde a versão 7 até a versão 10g, desenhando e suportando diversos sistemas tipo OLTP até VLDB. É apropriado mencionar que a ferramenta Lab128 foi desenvolvida por um DBA para outros DBAs.

Como qualquer DBA, comecei coletando e desenvolvendo um conjunto de scripts e ferramentas que poderiam me auxiliar com o stress e gerar satisfação na manipulação de bancos de dados Oracle. Provavelmente, como qualquer DBA, eu não estava satisfeito com qualquer uma das ferramentas que eu estava usando naquele momento. Isto me levou a desenvolvimento de uma ferramenta para uso próprio. Eu estava convencido de que deveria ser desenvolvida rapidamente: quando um DBA está sob pressão, nenhum outro problema precisaria ser acrescentado. Não havia condições para que fosse desenvolvido em java para poder obter os resultados finais. Sem dúvida, teria de ser utilizado a linguagem C/C++ ou até assembly para as partes críticas. Como resultado, eu estava muito satisfeito com o que eu tinha obtido e passei a imaginar se outras pessoas também pudesse apreciar o meu trabalho. Se bem que eu ainda não me contento com a forma como o Lab128 realiza certas coisas e em termos de algumas funcionalidades, decidi torná-lo um produto e passei a disponibilizá-lo. Espero sinceramente que ele mereça a atenção da comunidade Oracle como sendo uma ferramenta útil e muito acessível. Seu sucesso será avaliado por vocês - os usuários. Solicitar uma avaliação foi outra razão para publicar esta ferramenta.

A história do Lab128 começou a aproximadamente 10 anos atrás. Desde então, foi retrabalhado em diversos períodos. Teve épocas em que esteve "jogado" em algum setores mais afastados do disco rígido enquanto eu estava ocupado com outros projetos. Teve períodos de intenso desenvolvimento e longas noites quando algumas idéias fervilhavam e me mantinham acordado. Bem, deve ser familiar para qualquer um experiente e querem saber e ver como um pedaço de código se comporta realmente. Ainda mais, se acabar tornando-se útil em seu trabalho profissional. Foi um pouco duro, mas também foi algo que me trouxe muita satisfação. Tive sorte em poder utilizar meu conhecimento em C/C++ e Oracle em algo significativo. Não houve pressão econômica no desenvolvimento do Lab128 porque eu o desenvolvi em minhas horas livres, em muitos aspectos por diversão. Eu tive a luxúria de me permitir a repensar e refazer coisas no programa de acordo com a necessidade, para obter todas as peças do quebra-cabeças ajustadas entre si. Eu estive aplicando minha vasta experiência em programação para obter um código maduro e estável da qual eu posso me orgulhar.

Falando sobre o custo deste software, você já deve ter observado que em qualquer ambiente de trabalho há softwares que custam milhares de dólares e que são utilizados relutantemente. Ao mesmo tempo, algumas ferramentas de baixo custo ou até freewares são coisas que os usuários utilizam todo o tempo, fazendo o trabalho tal qual deveria ser feito, de forma eficiente. Tendo em conta que o preço fixado por ferramentas de diagnóstico de desempenho para Oracle, eu espero que o Lab128 esteja nesta segunda categoria. Neste aspecto, suas impressões e suporte irão me guiar através do desenvolvimento futuro.

Eu me sinto privilegiado em participar do desenvolvimento do Lab128 na Nova Inglaterra (a ferramenta Lab128 foi 100% confeccionada nos USA; não possuo tantos recursos para outrsourcing - deixo as grandes companias perder seu dinheiro através com as despesas gerais do outsourcing :-). Colocando a política de lado, a Nova Inglaterra foi o local onde o computador nasceu; isto me inspirou muito.
Maio de 2005.
Contate-me através deste endereço de e-mail:

Créditos


Meus especiais agradecimentos para Sven Bleckwedel pelo diálogo continuado, numerosas sugestões e grandes idéias. Eu também estou muito agradecido a Michael Zgursky pelos valiosos conselhos e discussões sobre o Lab128. Meus agradecimentos para o meu filho Arseney Romanenko que me auxiliou a criar a documentação do Lab128 e este site.

  Todos os direitos reservados para a 128 Consulting, USA